Revista IEDUV 2 Edicao
A REVISTA:
A Revista científica IEDUV é uma publicação científica semestral que abrange a área das Ciências da Saúde, Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho e Fisioterapia em Geral.
 A distribuição é feita em âmbito nacional e internacional de maneira virtual e gratuita.
• Direção Editorial: Rodiney Pereira da Silva
• Assistente de Pesquisa: Rodrigo Marçal Pereira
• Supervisão Científica: Cristiane de Oliveira Veronesi
• Editor Chefe: José Ronaldo Veronesi Junior
• Email: revista@ieduv.com.br

MISSÃO DA REVISTA:
Publicar o resultado de pesquisas originais dos trabalhos de conclusão de curso das pós graduações do IEDUV e de outras instituições, difundindo o conhecimento técnico científico nas áreas das Ciências da Saúde, Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho e Fisioterapia em Geral, contribuindo de forma significante para a expansão do conhecimento, formação acadêmica e atuação profissional nas áreas afins no sentido da melhoria da qualidade de vida da população e da sociedade em geral.

CORPO EDITORIAL
EDITOR CHEFE:
Professor Dr. José Ronaldo Veronesi Junior-ES

CONSELHO EDITORIAL:
Professor Dr. Rodrigo Marçal Pereira-ES
Professor Dr. Márcio Marçal-MG
Professor Dr. Luis Ferreira Monteiro Neto-SP
Professor Dr. Marcello Silva e Santos-RJ
Professor Dr. Paulo Wagner Antunes-ES
Professora Msc. Cristiane de Oliveira Veronesi-ES
Professor Msc. Thiago Vilela Lemos-GO
Professora Msc. Marina Medici Subtil-ES
Professor Msc. Rodrigo Nunes Oss-ES
Professor Esp. Arquimedes Augusto Penha-SP
Demais professores convidados a confirmar!

DESIGNER GRÁFICO:
Bernardo Nemer

Responsabilidade Editorial
: Editora IEDUV – CNPJ: 03.585.412/0001-29
ISSN 2447-1828
Direção Editorial: Rodiney Pereira da Silva
Assistente de Pesquisa: Rodrigo Marçal Pereira
Supervisão Científica: Cristiane de Oliveira Veronesi
Editor Chefe: José Ronaldo Veronesi Junior
Email: revista@ieduv.com.br
[/wptab]

[wptab name=’Normas’]
CATEGORIAS DOS TRABALHOS:
a) Artigos científicos: no mínimo 15 e no máximo 25 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas;
b) Artigos de revisão: no mínimo 20 e no máximo 35 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.

ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS
Os originais completos dos trabalhos, devem ser enviados por e-mail para a revista IEDUV CIÊNCIAS, elaborado no editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12 normal, com margens esquerda e direita de 2,5 cm e superior e inferior de 2 cm, respeitando-se o número de páginas, devidamente numeradas, de acordo com a categoria do trabalho, com espaçamento de 1,15.
Figuras (desenhos, gráficos e fotografias) e tabelas serão numeradas em algarismos arábicos e devem estar no corpo do trabalho. As figuras e tabelas deverão ser apresentadas nas larguras de 8 ou 16 cm com altura máxima de 22 cm, lembrando que se houver a necessidade de dimensões maiores, no processo de editoração haverá redução para as referidas dimensões. As legendas das figuras deverão ser colocadas logo abaixo das mesmas. Fotografias, desenhos e gráfico devem ser identificadas abaixo dos mesmos e com os nomes dos respectivos autores. Grandezas, unidades e símbolos: Deverá obedecer às normas nacionais correspondentes (ABNT).

PREPARAÇÃO DOS TRABALHOS
ARTIGO CIENTÍFICO:
Deve relatar resultados de pesquisa original das áreas afins, com a seguinte organização dos tópicos: Título; Título em inglês; Resumo com Palavras-chave (no máximo seis palavras); Abstract com Key-words (no máximo seis palavras); Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão com as conclusões no final ou Resultados, Discussão e Conclusões separadamente; Agradecimentos; Fornecedores, quando houver e Referências Bibliográficas. Os tópicos devem ser escritos em letras maiúsculas e minúsculas e destacados em negrito, sem numeração. Quando houver a necessidade de subitens dentro dos tópicos, os mesmos devem receber números arábicos. O trabalho submetido não pode ter sido publicado em outra revista com o mesmo conteúdo, exceto na forma de resumo de congresso, nota prévia ou formato reduzido.

Na primeira página do manuscrito devem constar as seguintes informações:
1. Título do trabalho: O título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo palavras que permitam ao leitor ter uma idéia do conteúdo do artigo.
2. Nomes dos autores: Deverão ser escritos por extenso, separados por ponto e vírgula, logo abaixo do título do trabalho. A instituição, os órgãos de fomento e a identificação do autor para correspondência deverá ser feitos por inserção numérica de notas de rodapé ao final do título e dos nomes, bem como o endereço completo, telefone, fax e E-mail.

A partir da segunda página do manuscrito a apresentação do trabalho deve obedecer à seguinte ordem:
1. Título do trabalho: acompanhado de sua tradução para o inglês.
2. Resumo e Palavras-chave: Deve ser incluído um resumo informativo com um mínimo de 150 e um máximo de 300 palavras, na mesma língua que o artigo foi escrito, acompanhado de sua tradução para o inglês (Abstract e Key words). O resumo deve ser estruturado com: objetivos, materiais e métodos/métodos (tipo de estudo, amostra e coleta dos dados), resultados e discussão.
3. Introdução: Fazer uma breve revisão literária, com citações bibliográficas relevantes ao tema abordado, fazer um texto interligado, com parágrafos coerentes dentro de uma linha de pensamento que quer passar. Tem que finalizar com o último parágrafo o objetivo bem claro da pesquisa
4. Material e Métodos: Poderá ser apresentado de forma descritiva contínua ou com subitens, de forma a permitir ao leitor a compreensão e reprodução da metodologia citada com auxílio ou não de citações bibliográficas. Exemplos: Delineamento da pesquisa; Cenário da pesquisa; Seleção da amostra; Descrição da coleta de dados coleta de dados; Descrição da intervenção utilizada; Descrição da estatística utilizada; Aprovação do Comitê de ética (quando pesquisa com ser humano ou animais).
5. Resultados e Discussão: Devem ser apresentadas de forma clara, com auxílio de tabelas, gráficos e figuras, de modo a não deixar dúvidas ao leitor, quanto à autenticidade dos resultados e pontos de vistas discutidos. Discutir comparando com a literatura.
6. Conclusões ou Considerações Finais: Quando o trabalho é possível concluir um assunto fazer de forma afirmativa, caso contrário a conclusão sempre será dada a partir da abertura e direcionamento de novas pesquisas dentro do tema abordado.
7. Agradecimentos:As pessoas, instituições e empresas que contribuíram na realização do trabalho deverão ser mencionadas no final do texto, antes do item Referências Bibliográficas.
8. Citações dos autores no texto: colocar em numeração os autores por ordem de citação, colocando a referência completa no rodapé.
9. Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas, redigidas segundo a norma NBR 6023, ago. 2000, da ABNT, deverão ser listadas na ordem alfabética no final do artigo. Todos os autores participantes dos trabalhos deverão ser relacionados, independentemente do número de participantes (única exceção à norma – item 8.1.1.2). A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo, bem como opiniões, conceitos e afirmações são da inteira responsabilidade dos autores.

ARTIGO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O artigo de Revisão deverá seguir as mesmas normas acima citadas, porém, com as seguintes orientações adicionais:
Deve envolver temas relevantes dentro do escopo da revista. O número de artigos de revisão por fascículo é limitado e os colaboradores poderão ser convidados a apresentar artigos de interesse da revista. No caso de envio espontâneo do autor (es), é necessária a inclusão de resultados próprios ou do grupo envolvido no artigo, com referências bibliográficas, demonstrando experiência e conhecimento sobre o tema.
O artigo de revisão deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo com Palavras-chave; Abstract com Key-words; Desenvolvimento do tema proposto (com subdivisões em tópicos ou não); Conclusão; Agradecimentos (se for o caso) e Referências Bibliográficas.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1. O autor principal deverá enviar, junto com o original, autorização para publicação do trabalho na Revista IEDUV Científica, comprometendo-se a não publicá-lo em outro periódico.
2. A publicação dos trabalhos depende de pareceres favoráveis da assessoria científica e da aprovação do Corpo Editorial da Revista IEDUV Científica.
3. Não serão fornecidas separatas aos autores, uma vez que os fascículos estarão disponíveis no endereço eletrônico da revista (http://www.ieduv.com.br/revista/a-revista/).
4. Os trabalhos não aprovados para publicação serão devolvidos ao autor.
5. Transferência de direitos autorais: Os autores concordam com a transferência dos direitos de publicação do referido artigo para a revista. A reprodução de artigos somente é permitida com a citação da fonte e é proibido o uso comercial das informações.
6. Os trabalhos devem ser enviados para: revista@ieduv.com.br
[/wptab]
[end_wptabset]